Esses dias li em um livro, algo que me deixou muito feliz a respeito de ser generalista:
“Faz tudo mestre do nada, não se aplica ao mundo moderno”
Por muito tempo tentaram plantar essa sementinha na minha cabeça e isso fazia eu me sentir muito diminuída.
Sempre ao longo da minha carreira, estive envolvida além claro da contabilidade, com tudo que de certa forma eu achava interessante aprender.
Fiz curso de formação em auditoria ISO 9001, ISO 14000, Ohsas 18001, 5S, Resolução de problemas, enfim; tudo que me deixasse a par do todo dentro da empresa.
Todos esses cursos me proporcionaram conhecimentos que iam além dos números da empresa, tive a oportunidade de fazer amizades além do departamento que eu trabalhava, ajudava a resolver problemas que estavam distantes da parte administrativa do negócio e aguçava a minha curiosidade.
Mas em certos momentos eu me sentia julgada pelo fato de não estar sendo focada em uma especialidade dentro da contabilidade.
Hoje entendo que o mundo é grande demais e a vida curta demais para a gente se limitar a exercer e ser a mesma pessoa ou profissional a vida toda.
Esteja sempre em constante aprendizagem, não ligue para a opinião alheia, tudo o que a gente aprende, na frente a gente empreende.
Quando senti a necessidade de me reinventar profissionalmente, aprendi muitas coisas; tudo que eu queria saber como funcionava, fui atrás e aprendi.
Em determinado momento novamente a sombra de ser generalista bateu a porta e eu me senti deslocada, foi então que eu descobri que eu queria empreender e foi então que eu descobri que todo esse tempo que eu tinha tirado para aprender coisas que aos olhos de outros não tinham nada haver com a minha profissão passaram a ser de suma importância.
Ser generalista me proporcionou novas oportunidades, criar essa empresa na qual posso ajudar muitas pessoas com Soluções Práticas que eu aprendi e muito mais do que isso me preparou para viver nesse mundo moderno.