BPO é a sigla em inglês de Business Process Outsourcing, significa o mesmo que Terceirização de Processos de Negócio em português.

É uma prática comercial em que uma organização contrata outra empresa para executar uma tarefa (ou seja, processo) que a organização contratante exige para que seu próprio negócio opere com sucesso.

O BPO tem suas raízes na indústria de transformação, com fabricantes contratando outras empresas para lidar com processos específicos, como partes de suas cadeias de suprimentos, que não estavam relacionados às competências essenciais necessárias para produzir seus produtos finais.

Essa prática se difundiu e agora empresas de várias tamanhos e de vários fins estão adotando essa modalidade de contratação também para resolver vários processos e não mais apenas o processo produtivo.

Até porque no Brasil, com a aprovação da nova Lei da Terceirização em 2017, o leque de possibilidades se expandiu e finalmente agora é possível também terceirizar serviços como os de BPO.

Saiba quais os serviços podem ser terceirizados?

As organizações podem terceirizar uma variedade de funções administrativas (também conhecidas como funções comerciais internas), incluindo contabilidade, serviços de TI, recursos humanos (RH), garantia de qualidade (QA) e financeiro.

Da mesma forma, eles podem terceirizar várias funções de front-office, como serviços de relacionamento com cliente, marketing e vendas. As organizações também podem terceirizar funções específicas (ou seja, folha de pagamento) nessas áreas, além de terceirizar toda uma área funcional (ou seja, recursos humanos).

Benefícios do BPO

Financeiros: A possibilidade das empresas terceirizarem qualquer tipo de serviço trouxe a possibilidade das empresas reduzirem o seus custos, pois a terceirização elimina custos de contratação, treinamento e impostos. Além de toda burocracia que envolve a contratação de novos funcionários.

Flexibilidade: Ao contratar uma empresa terceirizada, ela estará disposta a atender conforme a necessidade da sua empresa, se adequando aos horários e processos que melhor lhe atendam, aumentando dessa maneira a eficiência do processo.

Vantagem Competitiva: Estar preocupado apenas com os processos relacionados a atividade fim da empresa, dá maior rapidez de decisão, atingimento de metas e inovação.

Melhor Performance: Como o negócio principal dos provedores de BPO está na execução de processos específicos para os quais eles são contratados, eles são, em teoria, capazes de fornecer esses processos nos níveis mais altos, geralmente com maior precisão e eficiência.

A Solução Prática é como uma empresa de BPO, mas especializada nos serviços de apoio administrativo e financeiro e muitos do nosso clientes já se beneficiam das vantagens de manter seus custos fixos baixos, contratando nossos serviços especializados.

Saiba mais!!

Você sabe o que significa BPO?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *